No Brasil, o aniversário de 40 anos do maior fabricante de carrinhos do mundo foi comemorado em grande estilo: com um carro de verdade profundamente modificado
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O desafio era mostrar toda a agressividade, esportividade e estilo marcante de um Hot Wheels, mantendo características — como grades, faróis, linha do teto... — do Fiat Punto, modelo escolhido para ser transformado. A comissão julgadora foi composta por membros da própria Mattel, do Departamento de Estilo da Fiat e da FULLPOWER.
Ícaro, projetado pela equipe Dsing, da UNESP de Bauru (SP), venceu. Como prêmio, os estudantes de desenho industrial Carolina Pizarro, Tiago Aielo e Vinícius Crepaldi ganharam uma visita ao quartel-general da Hot Wheels, em El Segundo, Califórnia.
A FULLPOWER ficou encarregada de gerenciar a montagem do carro em dois meses. Ao chegar ao galpão da FULL, o Punto HLX 1.8, ainda preto e zerado, foi totalmente desmontado e ficou à espera dos parceiros envolvidos na empreitada.
Mestre Carlinhos, da G&R Drag Racing (SP), tratou de alargar os pára-lamas dianteiros em 50 milímetros, na lata, e rebater os traseiros levemente. Estas providências permitiram a instalação dos pneus Pirelli P Zero slick (utilizados na dianteira dos Stock Car) com 235 mm de largura, montados em rodas HD Autobahn 18”x8” pintadas em grafite, como pedia o projeto — era preciso segui-lo à risca.
A equipe da Tebão Amortecedores, de Santo André (SP), instalou um sistema de suspensão a ar independente nos quatro cantos para facilitar o transporte do carro-show que circularia por eventos em todo o país. Colocar e tirar o grande carrinho de plataformas e estandes ficou fácil graças à ajuda de um controle remoto de oito botões, para levantar e abaixar o Punto.
Com rodas e altura mínima definidas, o Punto HW seguiu para a Clay Design, em São Caetano do Sul (SP). Lá, os modeladores, comandados pelo designer Erik Douglas Reis, começaram a dar formas aos pára-choques e saias laterais com argila de modelação, exatamente de acordo com o projeto Ícaro. Formas definidas não significam trabalho finalizado, pois faltavam ainda fazer os moldes em fibra para então fabricar o que seriam as peças finais, pára-choques e saias de verdade, que seriam instalados.
Depois de três semanas de brincadeiras com barro, resina e fibra, o carro voltou para o galpão para um processo complexo: a pintura. André Maeda, encarregado da tarefa, decidiu que para ter um azul com efeito “Spectra Flame” — as cores empregadas nos Hot Wheels mais radicais —, teria que usar uma base cromada. A Dimension Xtreme Customs, outra empresa paulistana, foi quem forneceu a base ultra-metálica. Após aplicar o cromo, André cobriu a carroceria com azul perolizado DuPont. O grafismo (baseado no asteróide Ícaro, daí o nome deste HW gigante) foi executado com o conjunto de tintas True Fire, da americana House of Kolor. Os flames laterais tiveram as primeiras formas passadas para o carro com ajuda de um molde ainda em papel, desenhado à mão, com lápis. A partir daí, Maeda, pôde desempenhar sua arte na carroceria e peças modeladas.
Espaço, angulação...
Como sempre, o sistema de entretenimento também foi montado de acordo com o projeto. A Koyama Imports, distribuidora da DB Drive no Brasil, forneceu os alto-falantes subs e módulos. No porta-malas do Punto foram instalados dois subs de 12”, dois de 8” e um par de coaxiais de 6”, junto à tela de LCD de 15”. Outro par idêntico de coaxiais foi montado nas portas traseiras. Nas portas dianteiras, há um kit duas vias de 6”. Todos estes componentes são da linha DB Drive Speed Series. A unidade principal é um DVD-player Pioneer AVH-P5980, com tela retrátil. A alimentação elétrica do sistema é garantida pela ultra-potente bateria de gel Optima Yellow Top.
Com todo este equipamento instalado, surgiu um problema: onde encaixar os módulos para tocar o som? Afinal, o porta-malas já estava ocupado não apenas com os alto-falantes, mas também com o compressor e o cilindro do sistema de suspensão a ar.
O instalador Carlos Alexandre Silva, o Carlão, veio com uma solução inusitada: ele decidiu modelar a parte interna do teto do carro, sobre a cabeça dos passageiros do banco traseiro, para acomodar os amplis DB Drive SPA 90.4, SPA 900 e SPA 1600, os dois últimos de classe digital. Após fixar os módulos com a ajuda de uma base metálica soldada no teto, foi preciso revestir novamente o acabamento original com uma espécie de camurça: ficou como saído da fábrica!
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Por falar em teto, o enorme aerofólio projetado pela equipe Dsign tinha “um detalhe”: ele deveria ser regulável em sua angulação remotamente, de dentro do carro. E para “facilitar” ainda mais a fabricação, um dos instrumentos instalados no painel, em frente ao passageiro, deveria indicar a tal da angulação... Enquanto Carlão finalizava a modelação do apetrecho aerodinâmico móvel gigante, o preparador Emerson Soares, o Gordo, e o fabricator-mega-master Bira Kakazu se enrolavam com fios, motores elétricos lineares (fornecidos pela importadora ATW), potenciômetros e monitores de mistura. Depois de algumas noites de pouco sono e muito trabalho, o trio de especialistas finalizou a fabricação do equipamento exótico.
Como um Hot Wheels que se preze deve ser potente, nada como apelar para o bom e velho truque de se turbinar o motor 1.8 do Fiat. Lembra do kit desenvolvido pela SPA Turbo especialmente para a “SuperStrada” amarela apresentada na edição passada da FULL? Pois saiba que o fabricante também desenvolveu um kit para Punto (o coletor dos Palio/Strada e Punto é similar), que está sendo comercializado neste momento, a partir deste Hot Wheels.
Diferente do kit de linha, que emprega aço carbono e alumínio fundido, no HW os tubos de pressurização e o escape de 2,5” foram confeccionados em aço inox pela paulistana 4D Garage. A montagem de todo o sistema foi realizada pela preparadora Impact.
Interior germânico
Laranja, preto e prata! Estas deveriam ser as cores do interior do Punto. A paulistana Alemão Couros foi chamada para revestir os bancos com couro preto e camurça sintética Ultra Suede laranja. Os tapetes pretos com o logo “Hot Wheels” e contorno laranja também foram produzidos pela empresa. Painel, console e laterais de porta receberam tinta laranja e alumínio, da House of Kolors.
Uma exclusividade deste carro são os freios. A Powerbrakes desenvolveu enormes discos de 340 mm usinados, similares aos “margaridas” usados em motos superesportivas. Na dianteira, foram montadas pinças Wilwood forjadas de quatro pistões. Na traseira, pinças de Tempra Turbo.
Outro detalhe inédito foi o incrível trabalho realizado nos pneus P Zero. A equipe editorial da Revista Hot Wheels, que também é publicada por nossa editora, a B7, escolheu um desenho de chamas e a Pirelli realizou o feito de reproduzi-lo na banda de rodagem dos slick, por um processo de remoção de borracha chamado esgórbia. No encarte Street desta edição, você acompanha todo o trabalho de modelação dos técnicos da Pirelli.
Cores incríveis, visual radical, acessórios inusitados e exclusivos, motor potente... Depois de muito trabalho e dedicação de grandes profissionais, a missão foi cumprida! Feliz aniversário para a Hot Wheels e seu graaande carrinho.